sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Vergonha!

Como eu já havia dito, minha mãe está com um problema sério na perna, os médicos dizem que é o nervo ciático. Por isso, já faz um mês que estamos rodando todo o Rio de Janeiro atrás de um hospital que possa fazer os exames necessários, mas felizmente, essa semana, encontramos uma clinica lá em Botafogo que tem convênio com o SUS. Para a minha surpresa, tivemos que passar por uma entrevista ridícula com a assistente social para provarmos que não podíamos pagar aquele valor absurdo pelos exames e que precisávamos de um desconto. Foi ai que me caiu a ficha!! Esse hospital não é conveniado com o SUS?
A partir da década de 1990, o neoliberalismo invade o Brasil provocando um corte severo nos gastos com a área social, com o passar do tempo, o que se vê são hospitais lotados e que não fazem exames básicos, em conseqüência disso, o Estado faz essas parcerias com o setor privado, deixando de investir na saúde pública que é direito de todos. Logo, os nossos impostos são colocados nos setores privados de saúde ao invés do SUS, então quando vemos um hospital particular cobrando 20, 30 ou 40 reais por um exame, achamos ótimo, achamos barato... Mas na verdade, o dinheiro das nossas contribuições como cidadãos, já está financiando essa safadeza que a primeira vista parece maravilhosa. Isso é desvio do dinheiro público, não é uma maravilha você pagar baratinho por um exame num hospital particular porque ele tem convênio com o SUS, e sim, você não pagar nada e ser atendida na esfera pública, porque de acordo com a Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde nasce para que toda população tenha acesso ao atendimento publico e gratuito de qualidade.
É direito da minha mãe e de qualquer outro cidadão, não passar pelo constrangimento de ser entrevistada por uma assistente social para provar que precisa de um desconto nos exames e sim, ser tratado como cidadão brasileiro e usufruir de seus direitos previstos na Constituição. Mas como podemos ver, o sucateamento da saúde no Brasil vem aumentando a passos largos...

Nenhum comentário: