quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

BBB 10: Safadeza ao vivo!!!

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas, conseguimos chegar ao fundo do poço. A décima (está indo longe) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... Todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE: é sacanagem ao vivo!!!

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados...
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.
Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar...

Ass:Profº Fernando

p.s: Fiz um resumo dessa carta que eu recebi por e-mail da minha colega da Federal Fluminense, Luiza Milhares. A carta está absurdamente resumida!

13 comentários:

*~mel_ disse...

Entendo essa opnião..
maas como todos pensam diferentes..

Independentemente da influencia(por qualquer que seja), que esse programa faz(ou ñ), atrás da mesma vai quem quer.

Apesar de muitos dizerem que essa edição é a tal, é isso ou aquilo, eu só acho que ali é a cara do Brasil, ao vivo e a cores p/ todo mundo ver.
Aceitando ou ñ, é a nação em que vivemos
infelizmente =D
neem comento mas sobre .--.

bjãoo!! Show o post xD

mdany disse...

olá minha qrida!!!
tb não sou de forma alguma preconceituosa mas dessa vez a globo saiu dos trilhos, nem sei comooooo eles dizem que tem sido record de audiência...não sei...acho que só para eles, não contamino minha mente com essas coisas masss...respeito a opinião alheia já que vivemos a democracia!

Jamylle disse...

concordo plenamente!
sem tirar uma vírgula, rs.



beijo :*

Veronica Lolago disse...

Eu não opino sobre isso...
Adoro os barracos do BBB[rsrsrs]

bju:)

mayla cristine disse...

concordo!mas também adoro ver os barracos do bbb rsrs
bjos
mah

_ disse...

concordo com tuuudo!
e sinceramente,eu não assisto esse BBB,e nem gosto,acho muiiito chato. tem mtas coisas pra fazer que são melhores que ficar perdendo tempo assistindo BBB. como ler e escutar música,principalmente k-music :D
bjs;* se cuida

Karina disse...

Querida vc anda vendo os PPV do BBB? Pq, na boa, na edição que é transmitida pela tv aberta não há "sacanagem" nenhum exposta, salvo os barracos, que acontece em qq lar brasileiro, ou vai dizer que vc no alto da sua intelectualidade nunca brigou por algo que acreditou?

Só para constar, há sim brincadeiras q são impublicáveis para os menores, sendo assim somente são transmitidas para os assinantes. E mesmo nessas brincadeiras q são mais discurssões sobre o tema: Sexo, são apenas conversas picantes...O normal para qq pessoa que tenha uma vida ativa e não passa mal ao ouvir coisas "pecaminosas".

Quanto as sacanagem de homosexuais, heteros...Onde?

Não substime quem assiste e não se ache a última bolacha do pacote. Pois quem critica tanto, é o maior assíduo telespectador, pois de acordo com o texto enviado para vc, o autor contou como um telespectador assíduo.

Assiste quem quer. Assim como os fãs de novela, de jornal, de silvio santos, entre outros.

E garanto que Pedro Bial não está perdendo o sono com a opinião de gente hipócrita e pseudo-intelectuais!

Abs!

Elaine França disse...

Karina, como todos os demais comentarios... Cada um tem o direito de expor a sua opiniao no seu proprio blog e, quando damos a cara para criticar alguma coisa é normal que fiquemos expostas a criticas tb!!
Pena que vc nao tem um blog... queria te visitar!!!

bjooo
p.s. EU AMAVA BBB, HOJE EM DIA EU REALMENTE NAO ASSISTO MAIS.

Ranger Azul disse...

Tive que vir aqui comentar sobre seu post, pois achei ele incrivelmente realista.

Antes de mais nada, o que a Karina disse está totalmente errado. Eu nunca vi NENHUM episódio por inteiro desse programa, mas já peguei algumas partes, e o que eu vi do bbb desse ano, na TV aberta, foi justamente uma cena sobre uma garota com outro debaixo do edredon, e o que ela fez foi um pequeno "serviço". O resultado você ja imagina, pois está na internet esse tal vídeo. Enfim... essa cena mostrou na globo, rapidamente, mas mostrou.

Sobre os homessexuais: o fato da globo dividir o grupo em "coloridos" já é algo totalmente questionável, pois mostra que há uma separação, e não uma união como deveria ser. Preconceito? está implícito.

Eu não critico ninguem que veja bbb, mas na minha opinião, esse programa é algo que beira o ridículo, pois não há nada que acrescente para as pessoas. Hoje em dia eu posso dizer que não há algo que preste na TV. Tudo que tem existe uma segunda intenção por trás.

Sugiro que ignore tal comentário do usuário que meio que a agrediu. Não houve necessidade alguma da suposta agressão.

Beijos.

Mitsuyia disse...

Peraí.....Não existe sacanagem no BBB?Poxa gente, que há sacanagem ou qualquer coisa do tipo, é claro que tem...E não precisa ser um exper NISSO, para saber que rola e muito.
Se um programa é feito para o público e todos têm o direito de assisti-lo, então têm que se frear a lingua... Não tem nada haver ser "PAPO NORMAL" de pessoas com vida ativa sexual.
Me POUPE...
Nossa eu por exemplo, não preciso assistir mais de 2 minutos para saber o quanto é ruim....E olha que eu via o BBB freneticamente...
"Gente hipócrita e pseudo-intelectuais"?.....QUEEE?
Perai neh! Não agride o BLog no qual vc está lendo e veio visitar..
Beijo
ps:Criticas são totalmente aceita neh, Nana? MAS POXA AGENTE ESCREVE COM MAIOR CARINHO AOS LEITORES E VEM ALGUEM E BANG....

Augusto Dias disse...

Este é o país que está sendo construído a muito, as pessoas são condicionadas desde cedo a não ter educação suficiente nem pra discernir o que é bom pra elas, poucos buscam essa educação por si só.
Pergunta se alguém sabe de onde sai o dinheiro que paga o premio do programa
“rapaz o programa está ótimo hoje **** vai comer ****” ouvi isso outro dia.
Enquanto ia trabalhar as seis da manha .
Realmente vale tudo por esse dinheiro nojento!!!
Acho que talvez tenha exagerado em acentuar minha revolta aqui,perdão.

Seu tema é ótimo, sou também totalmente contra a esse tipo de programa e a qualquer tipo de movimento que use as pessoas como massa de manobra.
As pessoas não comem filé mignon por que não gostam, e sim, porque não têm acesso
Um abraço! Parabéns!

Rafela Moraes disse...

Chamar um profissional de acéfalo é muito bonito né? Ofender para defender uma causa pode? Muitos jornalistas iniciantes gostariam de estar no lugar dele. O que não concordo é com a hipocrisia de alguns. O bbb10 é para maiores de 14 anos (tv aberta, o que cabe aos pais orientá-los se devem ou não assistir) e o ppv é para maiores de 18. São para adultos que sabem o que devem e o que não se deve fazer.

81 disse...

Achei interessante o post, contudo, opiniões divergentes se completam nas críticas. Assisto o BBB, não vejo nada demais, e inclusive, acho que é uma aula de comportamento humano onde vc observa de camarote a verdadeira face das pessoas no dia-a-dia dentro de um mesmo ambiente, onde vc descobre o quanto o ser humano se engana com relação uns aos outros no cotidiano. Certamente o ser humano tende a enxergar somente o lado ruim das coisas, é fato, abstendo-se de tirar o aprendizado que deveria. E com certeza, acho muito mais louvável assistir a reality shows do que novelas e programas de auditórios. Isto é a novela da vida real, nua e crua, como ela é. Parabéns pelo blog.