terça-feira, 25 de maio de 2010

A Balbúrdia de Ester


...O silêncio reinava naqueles dias nebulosos de angustia e espera... Na cozinha da fazenda, entre panelas e xícaras, sacos de farinha e ovos quebrados, Ester retirava do forno o bolo prontinho! Estufado, cheiroso, douradinho... Nem ressecado demais, nem úmido em demasia. Perfeito como apenas as cativas cozinheiras da família sabiam preparar.
- Tá lindona essa gororoba!
A pequena criada venerava sua criação erguendo a tigela com o bolo esquecendo-se da quentura que começava a consumir os seus dedos, então repentinamente, do sorriso fez-se o desespero, da satisfação a dor... Ester berrou como nunca havia feito sentindo suas mãos grudarem na tigela. Seu sangue ferveu! E num ato involuntário e, um tanto atrevido, a cativa arremessou sua obra-prima aos ares. Sacudiu, sacudiu as mãos! Soprou os dedos... O bolo foi aos ares, alcançou o sol!
- Meu Deus, Jesuzinho! Ai... Ai... Senhô amado, porque isso sempre aconteci comigo?...Depois me chamam de maluca... Aloprada... As coisa só aconteci comigo!!
A escrava desmiolada desesperou-se, arregalou os olhos, roeu as unhas queimadas... Elevou a cabeça e assistiu o vôo desastroso do bolo seguido da aterrissagem catastrófica.
- Senhor!
Ela gritou assustando a galinha que a assistia na beirada da janela. Cocoricó! Ensaiou um bater de asas atiçando a pintaiada!
Confusão! Balburdia!
Ester avançou sobre o bolo catando-o rapidamente, quente! Quente! Colocou-o sobre a mesa e, embora não exibisse mais o mesmo aspecto saudável de bolo recém saído do forno, a gororoba, como chamava a cativa, ainda mantinha excelente cheiro.
- Jesuzinho amado!
Apertou o bolo para que suas partes se unissem novamente, trocou de tigela... Apertou-o novamente retirando de usa superfície o cadáver da mosca que passeava pelo chão da cozinha no exato momento da tragédia. Pobre inseto, esmagado por um bolo de fubá!


Capítulo 21 do romance...E Nada é Para Sempre.

3 comentários:

Ju Fuzetto disse...

Perfeito, flor!!!

Beijos, boa semana!!!

Bia Carvalho disse...

Puxa vida e eu tinha ficado com tanta vontade de provar esse bolo!!!!

Bjs

Rebeca Rocha disse...

Perfeição em palavras *-*