quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Demorei mas vi.

Após tanto hesitar, eu decidi pegar o filme de Hector Babenco da prateleira. Eu trabalho a cinco anos na locadora e confesso, nunca tive coragem de ver Carandiru, mas para minha surpresa, o que não passava de um momento de distração passou a ser uma verdadeira dádiva. Que filme bem feito, incrível! Fiquei envergonhada de ainda não tê-lo visto, este é um longa essencial na sua estante.
É engraçado, eu me lembro desse acontecimento, eu me lembro desse massacre... Mas eu tinha outra opinião a respeito dele. Quando, volta e meia, a televisão falava do julgamento dos lideres da invasão a penitenciária, eu achava um absurdo, eu pensava... Esses presos eram uns baderneiros mereciam morrer, o comandante da invasão só estava tentando manter a ordem. Que ordem? A ordem no caos? O Carandiru era o caos!
O poder que a mídia tem de realizar uma lavagem na nossa mente e nos induzir a aceitar uma determinada opinião como se fosse verdade... É impressionante!! Pra quem será que a mídia trabalha, hein? Vamos abrir os olhos!!! O negócio é muito mais sério do que agente pensa! A tempos atrás, eu defendia a invasão do Carandiru, muita gente defende até hoje, meu pai defende até hoje.
O Brasil, o mundo num todo, naturaliza a pobreza, naturaliza a violência... Como diz Cenira, violentos não são os pobres e sim o SISTEMA DESIGUAL... A desigualdade social, a falta de emprego, de saúde, de educação... A favela... São todos geradores de violência, geradores de criminalidade. Ladrão, assassino, estuprador, todos esses têm que pagar por seus crimes, mas de forma digna... Eu não estou defendendo criminoso, eu estou dizendo que o “buraco é bem mais embaixo”, investir em segurança pública é muito fácil, investir em armas é muito fácil, investir na segurança privada é moleza, agora, investir em políticas públicas que trabalhem com os jovens, com a prevenção, com o problema social na raiz é outra coisa, né? O que aconteceu no Carandiru foi uma chacina nojenta, uma covardia!
O ser humano independente da situação, não é COISA!! A sociedade tem que parar de ficar a favor desses massacres achando que a policia fez o papel dela estabelecendo a ordem. Gente, acorda!!! Esse pensamento é muito safado! Não vamos agir como vaquinhas de presépio aceitando que as autoridades ataquem o efeito e não a causa dos problemas.
Fiquei encantada com o filme, a sociedade é o que eu amo, o individuo é um ser incrível, é por isso que eu me encontro no lugar certo, no Serviço Social. Essa é uma profissão incrível, critica, séria... Eu também amo cinema, amo a qualidade do cinema brasileiro e a visão competente de alguns diretores brasileiros. CARANDIRU eu recomendo!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

oi, olha eu achei o filme legal conta historia dos presos de uma maneira diferente.contam sebre a vida deles.bom dai quem ver o filme se comovem com suas hitorias e passam a defendelos.
Vc disse que a midia tem o poder de realizar uma lavagem em nossa mente.Entam vc a de concorda que filmes tambem pode ser uma forma de manipulação não é?
Eu não acredito em praticamente nada que vejo em tv,jonais,filmes basiados,etc...Mais mata pessoas indefesa é totalmente errado.

Nana disse...

ANÔNIMOS IDENTIFIQUEM-SE PARA EU AGRADECER PELO COMENTÁRIO. BY: ELAINE(DONA DO BLOG)